Sintra Mística: Noite de Imbolc – A Celebração das Luzes

22 01 2024

Data: 03/02/2024 – 18H00 ( hora de concentração )
Início do percurso / Celebração: 18H30
Ponto de encontro: junto ao Convento dos Capuchos – Serra de Sintra
Distância: 5 km ( aprox. )
Duração: 02H30 ( muitas curiosidades e explicações históricas )
Grau de Dificuldade: fácil / médio

           Sintra Mística: Noite de Imbolc – A Celebração das Luzes

Descrição da actividade:
Partindo do Convento dos Capuchos de Sintra, vamos percorrer trilhos sagrados e ancestrais: por aqui já passaram Celtas, Romanos e Árabes e por fim os Cristãos. À medida que vamos trilhando estes caminhos vamos descobrindo, passo a passo, os segredos mais escondidos, o miticismo da Serra de Sintra… por fim chegamos ao Bosque dos Druídas, local onde iremos celebrar o Início da Primavera Celta – IMBOLC
Neste mesmo local será feita uma Celebração / Ritual de Luz,
onde será servida uma Bebida Mística Celta.

IMBOLC: a festa das luzes e do fogo purificador
– Os antigos povos pagãos, dos quais conhecemos melhor os Celtas, regiam o seu calendário pelos ritmos da Natureza e do Universo. O seu calendário assinalava algumas festividades especiais, destacando-se os Solstícios e os Equinónios, que marcam mudanças significativas no desenrolar dos dias. A última festividade do ano é o Solstício de Inverno, a noite mais longa. A primeira é o Imbolc, que nos lembra que a Primavera não tarda a chegar.

O Imbolc é ainda hoje celebrado pelos pagãos e pela Wicca (religião neopagã que se rege pela Natureza, adorando de igual modo o Deus e a Deusa, que procura o desenvolvimento espiritual através do conhecimento da Natureza e da natureza humana. Está muitas vezes associada à Magia Branca, do Bem, que respeita todos os seres sem interferir com o livre arbítrio de cada um).

Esta festividade está associada à deusa celta Brigid (que corresponde a Santa Brígida) sendo uma deusa com três faces. Ela é a deusa do fogo, da cura e da poesia. Diz-se que possui a Chama eterna, carregando consigo uma tocha que nunca se apaga. O fogo tem o poder de curar, de transformar, de limpar e de afastar aquilo que é negativo (os primeiros povos usavam o fogo para afastar a escuridão das suas cavernas e para se protegerem contra os ataques dos animais selvagens).

O Imbolc é também chamado a festa das luzes e do fogo purificador (a festividade católica que lhe corresponde é a festa de Nossa Senhora das Candeias, também chamada Nossa Senhora da Candelária ou Nossa senhora da Luz) e está associado ao fogo e à fertilidade. É no início de Março que nascem os cordeiros, e muitas vezes os pastores só percebiam que as ovelhas estavam prestes a dar à luz em Fevereiro, quando as suas barrigas ganhavam maior volume. A alegria da renovação da vida trazia-lhes assim a segurança de que voltariam a ter gado, e por essa razão esta passagem da Natureza passou a ser celebrada. A palavra Imbolc significa, na sua origem, “na barriga”. É o período em que muitos animais entram na fase do cio, que permite a procriação. Nas terras mais frias, onde há gelo e neve, estes começam a derreter por esta altura; para trás fica o período mais frio do Inverno. A erva fresca começa a despontar nos campos, a água corre ágil nos ribeiros: toda a natureza se espreguiça depois do tempo da hibernação e prepara-se para o despertar que chegará com a Primavera.

Durante o percurso vamos ter alguns pontos de interesse:
– Convento dos Capuchos ( não incluído no percurso )
– Floresta primitiva da Serra de Sintra
– Anta de “Tholos do Monge”

Tholos do Monge:
Este é uma sepultura coletiva construída no período Calcolítico (2500/1500 a. C.) e reutilizado na Idade do Bronze (1800/800 a. C.). A sepultura, orientada a norte, aproveita uma depressão natural do granito.

Preço: 10 euros / pessoa ( 1 adulto )
Crianças 6 aos 12 anos: 5 euros.
Minímo: 10 participantes – Inscrições limitadas.

A inscrição só fica garantida com o respectivo pagamento, pode ser efectuado por MBWAY: 917940888 ou transf. bancária – NIB: 0033 0000 00107863225 05
Inscrições/reservas até dia 03 Fevereiro 2024
enviar comprovativo via SMS ou e-mail: lynxtravel11@gmail.com

Como inscrever: enviar por mail nome completo, BI/Cartão de Cidadão e data de nascimento (para efeitos de seguros) depois basta comparecer na hora e no local indicados.

Nota importante: só serão válidas, para efeitos de seguros, as inscrições solicitadas via e-mail.

Nota importante: Trazer botas caminhada ou calçado outdoor confortável, água, reforço alimentar (sandes; barras energéticas, água) e maq. fotografica. Roupa confortável e adequada para a época, lanterna ou frontal.

Lynx Travel (marca registada)
RNAAT nº 221 / 2016
Contacto: José Dias Pereira
Telefone – 917 940 888
Email – lynxtravel11@gmail.com

Inclui: Seguro de Acidentes Pessoais
Guias, Acompanhamento e Animação.


Ações

Information

Deixe um comentário